Capital de Giro

Capital de Giro

Saiba o que é capital de giro e como esse recurso pode ajudar a manter a saúde financeira de sua empresa! Aproveite para conhecer os benefícios de contar com a Capitale.

Compartilhe: Capital de Giro | Grupo Capitale Capital de Giro | Grupo Capitale Capital de Giro | Grupo Capitale Capital de Giro | Grupo Capitale Capital de Giro | Grupo Capitale

É empreendedor ou deseja abrir sua própria empresa? Então, você precisa saber o que é capital de giro!

Este termo é fundamental para a saúde financeira de qualquer empreendimento, seja de grande, médio ou pequeno porte.

Por isso, se você deseja que seu negócio flua, cresça e prospere, conhecer o capital de giro e entender sua utilidade é muito importante.

Qual a importância do capital de giro?

Deixar o capital de giro como segundo plano é um erro frequente no mercado, gerando problemas de pagamentos, quitação de dívidas, falta de reserva e até mesmo a falência de empresas.

Ou seja, este recurso é muito importante para boa administração financeira de todo e qualquer negócio. Dê atenção ao capital de giro!

Por esses motivos, vamos explicar o que é, para que serve e como conseguir capital de giro. Afinal, não queremos que você passe por apertos.

Queremos que sua empresa tenha muito sucesso no mercado!

O que é capital de giro?

Capital de giro é o ativo circulante de toda empresa para arcar com custos operacionais, fixos e variáveis.

Ou seja, todos os recursos financeiros para manter o negócio funcionando.

São os investimentos líquidos (que podem ser resgatados a qualquer momento), valores em contas bancárias, pagamentos a receber, tudo aquilo que se encontra “guardado” e pode ser facilmente convertido para cumprimento de todas as obrigações da empresa.

É importante ressaltar que os investimentos fixos (como máquinas, veículos, equipamentos e imóveis) não se encaixam no capital de giro líquido.

Isso acontece porque não são ativos que podem ser revertidos em dinheiro prontamente para custear algumas operações.

Para ficar ainda mais claro, vamos citar um exemplo:
Suponhamos que sua empresa vende um produto, mas o pagamento só virá no mês que vem.

Porém, as despesas não param, e é neste ponto que o capital de giro entra. Neste mês em que fez a venda, mas ainda não recebeu, o capital far com que as despesas fixas continuem sendo pagas e a empresa continue funcionando.

Ou seja, é uma reserva financeira para momentos inesperados, períodos não sazonais ou situações como a do exemplo.

Para que serve o capital de giro?
Como dissemos, o capital de giro é importante para manter as despesas básicas da empresa, as que a mantém funcionando. Mas afinal, o que são esses custos fixos? Vamos lá!

Essas despesas englobam tudo que permite o bom funcionamento do empreendimento.

São os salários dos funcionários, tributos que devem ser pagos periodicamente, a internet, conta de energia e água, compra com fornecedores, garantia de estoque, o aluguel do espaço físico e muitos outros custos operacionais que toda empresa tem.

Por que ter capital de giro?

Com tudo o que já dissemos, não dá para negar a importância deste recurso.

O maior ponto positivo em dar uma atenção especial ao capital de giro, é manter a saúde financeira da empresa em dia. O que dá mais tranquilidade a todo empresário.

Quanto maior for o capital de giro, menor a chance de falência para a empresa. Isso porque, as eventualidades de mercado, possíveis recessões, despesas imprevistas, entre outras diversas situações, não assustarão o caixa do negócio.

Com essa tranquilidade em saber que o empreendimento está mais seguro, no ponto de vista das finanças, os empresários podem focar em expansão, investimentos para melhoria nos serviços, mudar de localização, etc.

Ou seja, voltar as atenções para algo que proporcione mais retorno financeiro e aumente o sucesso da empresa!

Como conseguir um bom capital de giro?

Agora que entende o que é e a importância deste recurso, você deve estar com a seguinte dúvida: “como eu consigo capital de giro?”.

A verdade é que o mercado oferece muitas opções para essa finalidade.

Como o aporte financeiro dos sócios do negócio, medida muito usada no início da empresa. Renegociação de dívidas, antecipação de recebíveis e o empréstimo.

Esta última opção é bastante buscada pelos empreendedores. Os empréstimos para capital de giro podem ser feitos em bancos ou instituições financeiras, que geralmente contam com taxas mais baixas.

É o caso do Grupo Capitale, que trabalha com parcerias nos principais bancos do Brasil, tem atendimento personalizado e levantamento de capital com taxas a partir de 0,39% ao mês.

Aqui são oferecidas diversas soluções financeiras com garantias imobiliárias, maquinários ou veículos.

Aproveite para conhecer nossos outros serviços, como a troca de dívidas ou financiamentos!

Capitale: empresa referência no mercado, com anos de experiência e confiança. O crédito na medida certa para você e sua empresa!

Contato

Endereço:
Matriz: Rua Ceará 1337
Funcionários
Belo Horizonte

E-mails:
contato@grupocapitale.com

Telefones:
(31) 2516-5280

(31) 99231-0323
Simular